quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Carnaval: Os dois Lados da Moeda

A palavra Carnaval vem do italiano Carne-Vale e significa adeus carne. Era realizado na Idade Média na Terça, véspera da Quarta-feira de cinzas, para que os fiéis se preparassem para entrar na quaresma livre dos vícios carnais.

Do ponto de vista sociológico, o objetivo do Carnaval é manter o poder do Estado sobre os cidadãos. A festança funciona como escape das frustrações pessoais e gera distrações em relação aos problemas públicos, em relação a segurança pública, educação, corrupção e etc. Essa intenção, de certo modo, é inegável e também vale para eventos musicais e esportivos (Como a Copa do Mundo que ocorrerá no Brasil esse ano). Assemelha-se um pouco da antiga política romana Pão e Circo.

Por outro lado, também é inegável que o Carnaval é um elemento identitário brasileiro. Cada região do país celebra de uma forma e expressa sua cultura nesses dias de festa. Assim como também as Escolas de Samba que contam histórias de comunidades nos desfiles. Ainda, é atrativo turístico e ao longo dos anos tornou-se importante para a economia brasileira.

É importante lembrar que essa festividade também faz parte da vida e serve de sustento a famílias que talvez teriam a vida miserável e marginalizada. Para os envolvidos com desfiles de escolas, por exemplo, Carnaval acontece o ano inteiro. Há a preparação dos carros alegóricos, ensaios das baterias, escolha das madrinhas, confecção das fantasias e tudo que é necessário para que quando a data finalmente chegue, um belo show aconteça.

Esse ano o Carnaval é no dia 4 de Março mas nas capitais como Vitória e Rio de Janeiro, desde o início do mês de Fevereiro já começaram os famosos blocos de rua.

Sendo à favor ou contra o feriadão, respeite as opiniões diversas, as celebrações, manifestações culturais e seja responsável.

Nada de álcool + direção (péssima combinação), sexo sem camisinha e confusões desnecessárias.

Paz e bom Carna a todos!


*Esse é um post de opinião baseado em relatos da mídia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário