*Esse post foi originalmente escrito em 13 de Junho e adiado devido a necessidade de se falar sobre as manifestações no país.
Ao assistir uma matéria no Jornal Hoje sobre jogar lixo nas ruas enquanto aguardava ser chamada no consultório médico, senti a necessidade de falar sobre o assunto aqui no blog.
Para quem acha que as leis que punem com multa os porquinhos que jogam lixo no chão não existem, elas existem sim, como muitas outras leis que há por aí e não são cumpridas (por exemplo venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos, deixaremos isso para outro post).
Agora, finalmente, parece que as autoridades municipais de vários centros populosos estão tomando coragem de punir com uma multa salgadinha quem comete essa infração a partir de Julho.
No exterior, essas punições são frequentes nos Estados Unidos e em vários países da Europa. Algumas delas podem chegar a até US$ 500. Grandes centros que servem de exemplo é Paris e Singapura, que já foi considerada a cidade mais limpa do mundo. Em Paris as multas para quem depositar nas ruas lixo de grande porte podem ultrapassar 3 mil reais. Melhor não arriscar!
Jogar qualquer tipo de lixo em lugares públicos é uma agressão ao meio ambiente, falta da educação e ainda deixa as cidades com aparência pouco atrativa. Lugares imundos também facilitam a proliferação de doenças.
Sou daquelas que procura um lixo não importa onde esteja e caso não encontre coloco na minha bolsa e levo para casa. Não dá trabalho e vale a pena. Essas são regras básicas de uma boa convivência dentro da sociedade. Imagina se todo mundo resolvesse depositar em lugares públicos o lixo que produz?
A fiscalização não é só em cima dos brasileiros, até os turistas que forem pegos no ato serão multados. Menores não receberão multas, ainda assim serão repreendidos.
Não pague o mico de ser flagrado cometendo essa infração. Tomar uma multa então.. é aí que pega! Quando meche no bolso do sujeito. Porquinho de plantão, pense duas vezes antes de jogar lixo pelas ruas da sua cidade, pode sair muito caro para você!
Nenhum comentário :
Postar um comentário