sexta-feira, 14 de junho de 2013

Protestos 2013 - [atualizado]

Hoje o meu post era sobre jogar lixo em lugares inapropriados e as penalidades para quem comete esse crime ambiental. Todavia, diante a dimensão que os protestos em São Paulo e no Rio tomaram, senti urgência de falar sobre o assunto.

Bem, todo mundo sabe que os protestos estão rolando contra o aumento da passagem de ônibus. Será que é só por isso? Provavelmente não! A manifestação popular tomou medidas tão espantosas justamente porque a insatisfação do povo brasileiro se faz presente em diversos aspectos.

Confesso que o começo dos movimentos, para mim, foi um pouco decepcionante. Vândalos estavam destruindo propriedade pública e assaltando. Sim, a atenção da mídia foi conquistada com isso, mas de forma muito negativa. Isso acaba tirando o foco principal do movimento e fazendo com que o mesmo perca um pouco de sua força com o resto da população que assiste de casa. Em uma manifestação corretar deve-se ouvir só a voz do povo, todos permanecendo unidos e dialogando.

Um ponto importante sobre o qual preciso falar é a reação da Polícia Militar. Definitivamente, estes, por sua maioria, se mostraram despreparados para lidar com a situação. Alguns policiais estão agredindo pessoas inocentes que estão lá no meio só reivindicando seus direitos. E bem, isso é um direito nosso. Por outro lado, concordo que as pessoas que estão cometendo infrações (como destruição de propriedade pública) devem sim ser punidas.

Fiquei indignada assistindo alguns vídeos no Youtube gravados nos últimos dias de confronto. O vídeo a seguir me fez questionar a competência militar. Eles atacaram a imprensa, mesmo depois que se identificaram, que só estava cumprindo serviço.



A imprensa tem total direito de permanecer no local e quase que uma obrigação para/com a sociedade de mostrar o que está acontecendo nas ruas.

Outra coisa que merece destaque é a forma como grandes veículos da mídia lidam com o movimento. Muitos jornais de grande prestígio, principalmente os televisivos, estão passando para o resto do povo que assiste de casa a ideia de que o que está acontecendo é um vandalismo sem propósito. Não vi muitos jornais expondo que na realidade, houve manifestação pacífica sim, e que durou horas. Os próprios manifestantes, através da internet, provam que isso ocorreu.

Voltando a falar sobre a polícia, até Haddad (prefeito) disse que o protesto em São Paulo foi marcado pela "violência policial."

Acabo de ler no Folha de S. Paulo que uma estudante de Rádio e Tv de 24 anos, estava em um bar na Paulista com o namorado quando um grupo de policiais abordou clientes, derrubou mesas e cadeiras da calçada e aos gritos e empurrões, ordenou que todos os clientes fossem embora.

Parece que algumas autoridades estão "perdendo a mão" da situação e transformando isso em um caos, assim como alguns manifestantes (que não são de fato manifestantes) também estão.

Que as pessoas que estão na rua, manifestando e reivindicando nossos direitos de forma pacífica continuem firmes e fortes nessa batalha! E os que estão apenas fazendo baderna, voltem para casa. Não estão ajudando em nada!

E que os policias tenham discernimento para lidar com essas diversas situações e não sejam apenas marionetes do governo.

Espero ansiosa pelo desfecho desses acontecimentos. Será que surgirão resultados positivos? Será esse o começo de uma grande revolução popular no Brasil?

Veremos. Informe-se e deixe aqui nos comentários sua opinião. Paz, amor e justiça!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização 17/06

É surpreendente as dimensões que os protestos estão tomando. Várias cidades do Brasil já estão se organizando e partindo para as ruas. Até mesmo brasileiros que moram no exterior mostram de lá todo apoio e vontade de ver o nosso país mudar.

Agora finalmente algumas redes televisivas já passam a verdadeira cara dos movimentos. Ainda continuam acontecendo atos de vândalos, mas por sua maioria os protestos são pacíficos.

Juntem-se todos, cada um na sua cidades, reivindicando nossos direitos, contra a corrupção, contra o aumento das passagens, contra esses gastos exagerados e desnecessários, chega de roubalheira! Lutemos a favor da paz! Para um país que seja realmente de todos!

Segue aí um vídeo arrepiante dos protestantes cantando o hino nacional na Avenida Paulista hoje mais cedo.




Que lindo! "A união faz a força!" Estamos todos juntos nessa!

*Esse post foi escrito baseado em relatos da mídia, vídeos exclusivos divulgados pelos protestantes no Youtube e depoimentos dos mesmos nas redes sociais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário