sábado, 22 de agosto de 2015

Aloha, Havaí!



O estado americano do Havaí pertence aos Estados Unidos só no papel, porque a vibe é outra! Um arquipélago de formação vulcânica composto por 8 ilhas de tirar o fôlego. As mais famosas são Kauai, Maui, destino certo para casais, e Oahu, onde fica a capital Honolulu.

A energia que circula por todo o arquipélago é surreal e contagiante. É possível sentir nos moradores, conhecidos como locais, a tranquilidade e a paz que reinam no estilo de vida diário havaiano. O famoso aloha spirit (espírito aloha) envolve a receptividade que os turistas encontram, a harmonia, a união e como costumam dizer - vai além de uma saudação, é um estilo de vida!

As opções de entretenimento no Havaí são as mais diversas e podem agradar qualquer faixa etária. É o destino ideal para os que buscam entrar em sintonia com a natureza. Já imaginou mergulhar em uma enseada marinha com tartarugas e mais de quatrocentas espécies diferentes de peixes? Em Hanauma Bay isso é possível. E olha, não há palavras que possam descrever essa sensação.

Hawaii é aventura! É um dos poucos lugares do mundo em que se pode visitar um vulcão e ter uma vista panorâmica incrível da cidade. No Diamond Head, em Honolulu, o que restou é uma grande cratera formada pela erupção que agora é Patrimônio Nacional Americano. Prepare a canela, a caminhada conta com 100 degraus até o topo, que são compensados sem dúvida alguma pela vista.

Além de trekkings,  mergulhos e muita aventura também é possível se emocionar com a história. Em algum momento na escola ouvimos falar da base Pearl Harbor, protagonista de um dos maiores acontecimentos da Segunda Guerra Mundial  que mudou os rumos do conflito. Ao visitar a capital, um pulo na base é um must! Lá os visitantes assistem documentários, têm a oportunidade de fazer um tour em um submarino, ir ao memorial do navio bombardeado e realizar um trabalho voluntário que ajuda a manter o USS Missouri em boas condições.

Surf 

Havaí

Pense em Hawaii, pense em surf! Os melhores tubos do mundo e ondas gigantes. Por isso todos os anos durante a temporada de surf havaiana surfistas do mundo inteiro encontram-se na ilha. Alguns nomes do surf mundial nasceram e cresceram nessas ilhas, como Alana Blanchard, John John Florence, Kai Lenny, Alessa Quizon, Bethany Hamilton, a lenda Eddie Aikau, Duke, Jamie O'Brien, Monyca Eleogram e muitos outros que surfam pelo globo inteiro.

Respeite os locais e a natureza

Não há dúvidas que o Havaí realmente é o paraíso. Por isso quem nasceu lá tem a consciência de cuidar de seu lar. Algumas praias são exclusivas dos locais e, dessa forma, tentam evitar a agressão que o turismo excessivo pode trazer a esses lugares deslumbrantes. Portanto, você turista, respeite a decisão deles e ajude-os a manter as praias paradisíacas não poluindo e protegendo a vida marinha.

Ao visitar o estado do Havaí não pode faltar um luau, claro! A dica aqui é o espetacular Paradise Cove Lu'au onde rola a tradicional festa havaiana, cerimônias lindas de pesca, escaladas em coqueiros, muita música no ukelele e dança Hula! Você recebe até certificado de aprendizado.

5 minutos havaianos e lições

Quando ouvir falar da vibe tranquila, única e especial havaiana não duvide. É bem assim que as coisas funcionam por lá. Em 2012, a guia e motorista de ônibus super animada, Ronda, nos contou um dos segredinhos do lifestyle do arquipélago - os cinco minutos havaianos. Sabe o que significa? "Quando você chegar lá, chegou". Não há necessidade alguma de pressa. O tempo não existe, é uma ilusão, relativo, cada um tem o seu. 

O Hawaii faz parte da lista daqueles lugares que nos mudam para sempre. Os moradores são, em sua maioria,  pessoas espirituosas, cheias de energia, crenças e carregam costumes e ideologias há décadas. Talvez a localização isolada em pleno Oceano Pacífico sirva de barreira para os males que existem nesse mundo. Dentre as coisas que pude aprender a que mais me marcou foi a não dizer adeus. "A hui hou kakou" significa até que nos reencontremos pois sempre haverá outro encontro se assim desejarmos. Mahalo é obrigada, gratidão. E Aloha, como muitos já ouviram falar não possui um significado específico: é oi, tchau, demonstração de afeto, paz, estado de espírito. Aloha significa a atitude de compartilhar boas energias. 

O Havaí é o destino preferido dos surfistas, patrimônio da humanidade, história, paraíso aqui na Terra: é para guardar com muito carinho no coração! Desejo que o mundo possa conhecê-lo. Aloha!


Post dedicado a Bárbara Reis, Gabriel Romani, Gustava Rocha e todo o grupo Belo USA Hawaii 2012.

Nenhum comentário :

Postar um comentário