domingo, 16 de março de 2014

Inspiração para a vida


Elizabeth Ann Velásquez , a mulher considerada "a mais feia do mundo" superou obstáculos durante a vida inteira, e hoje, simplesmente irradia luz. A americana de 25 anos, nasceu com uma raríssima síndrome que faz com que ela não ganhe peso, seja cega do olho direito e possua um fraco sistema imunológico. Com a ótima criação que teve, rodeada de amor da família, encontrou forças para servir de exemplo e se tornou uma palestrante motivacional, escrevendo até alguns livros. Alcançou o sucesso profissional e já apareceu em diversos meios da mídia.

Um dos vídeos mais inspiradores que já assisti durante toda minha vida, esse trouxe várias reflexões. Acerca de "bullying", "beleza exterior vs beleza interior", "ser feliz é uma escolha", "preconceitos", "julgamentos" e "o que é ser normal?".

Lizzie conta que teve uma infância difícil e que sofreu muito bullying. Pensou em se defender várias vezes mas decidiu que seria melhor deixar de lado todo o veneno que jogavam para cima dela, que o mais importante era quem ela era por dentro, e assim  descobriu que não era aquele monstro que as pessoas diziam ser.

"O que define você? Quem é você? É de onde você vem, é seu passado, seus amigos?

...Por muito tempo achei que o que me definia era minha aparência exterior.

...É você quem decide o que te define!"

Passamos tempo demais preocupados com as aparências, estereótipos, com o que os outros acham de nós, com as rotulações do que é normal e o que não é (afinal, quem define isso?) e por isso, geralmente, nos esquecemos de quem somos na íntegra. Ninguém vive de aparências, e leitores, a beleza real não se vê, se sente.

"Então eu poderia escolher ser feliz ou poderia escolher ser infeliz"

Pense bem - se uma pessoa que passa diariamente por desafios e é atacada constantemente por estranhos consegue ter tanto sucesso espiritual, ser feliz, se eu não consigo, há algo errado dentro de mim e não com o mundo lá fora. A felicidade está inteiramente dentro de você. E é uma escolha!

E a palavra da vez é: gratidão. Estamos à todo momento reclamando da vida, do trânsito, do calor, quando na verdade deveríamos agradecer de início já pelo fato de estarmos tendo a chance de viver tudo isso.

A conclusão:

"Vou deixar meus objetivos, meu sucesso e minhas realizações serem as coisas que me definem."

"Eu uso as pessoas que falavam que eu não poderia fazer isso para me motivarem, eu uso a negatividade deles para acender a chama que me faz seguir em frente. Use isso."

E assim lembrei de um pequeno mantra que aprendi no filme "O Lado Bom da Vida" (viu que interessante, pode-se tirar uma lição valiosa das coisas mais inesperadas): excelsior! - a palavra por si só, originária do latim, significa Ilustre, Elevado, Grandioso, Mais ao alto, Para Cima.  Já contextualizada - a habilidade de transformar negatividade em combustível.

Espero que esse vídeo e essas palavras gerem muitas reflexões e inspirem cada um a ser uma pessoa melhor, iluminada, que não julga, não exclui e é somente cheia de amor. Assim como me inspirou.


*Preciso dizer que o título do vídeo, apesar de colocado corretamente entre aspas ("mulher mais feia do mundo"), continua sendo horroroso.

Nenhum comentário :

Postar um comentário